CESVA incentiva ações voltadas ao empreendedorismo e criatividade

O Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA) vem se firmando como uma instituição que apoia o empreendedorismo. Através de diversas ações, o CESVA/FAA enraíza cada vez mais o espírito empreendedor que traz consigo em seus 54 anos de tradição. A instituição conta hoje com o Núcleo de Empreendedorismo e Consultoria (NEC), que é responsável por avaliar o mercado buscando parcerias e estimular nos alunos e colaboradores a visão de negócios. O CESVA/FAA, inclusive, sediará em breve o primeiro Startup Weekend da cidade de Valença.

Sendo um dos principais pilares do desenvolvimento e da economia valenciana, o Centro de Ensino Superior de Valença é uma instituição empenhada em ensinar e introduzir o empreendedorismo e a economia criativa. A partir disso, visa ser reconhecida por potencializar, estimular e criar novas oportunidades de pensamento e ações empreendedoras em suas disciplinas, seu dia a dia e na rotina da comunidade local. Para alavancar este processo, o CESVA/FAA possui o Núcleo de Empreendedorismo e Consultoria, que é responsável por se relacionar com todas as áreas de negócio da instituição, fazendo com que alunos e colaboradores pensem de forma criativa e inovadora.

Incentivo à criatividade auxilia na aplicação da metodologia ativa de ensino — Foto: CESVA-FAAIncentivo à criatividade auxilia na aplicação da metodologia ativa de ensino — Foto: CESVA-FAA

Incentivo à criatividade auxilia na aplicação da metodologia ativa de ensino — Foto: CESVA-FAA

A Instituição trabalha sua relação com o empreendedorismo em três pilares: 1 – Ser reconhecida pela comunidade como uma instituição que apoia o empreendedorismo. 2 – Ser fortalecida pelo cliente interno e fortalecer o aluno para ser formado com uma percepção de negócio que possibilite tirar do papel a ideia e interagir de forma rápida com o mercado, sendo altamente competitivo e reconhecido pelo mercado empreendedor. 3 – Ser parceiro das indústrias como uma instituição que estimula, potencializa, integra, relaciona e capacita o seu funcionário e seu aluno dentro do discurso atual de empreendedorismo atual criativo e a economia criativa.

Selo de Instituição Amiga do Empreendedor

O Centro de Ensino Superior de Valença possui o Selo de Instituição Amiga do Empreendedor. O projeto é coordenado por um grupo interinstitucional formado por diversos representantes. Entre eles, estão o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Associação dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD, da Fundação Getúlio Vargas – FGV, de Instituições de Educação Superior.

O principal objetivo do programa é fomentar a profissionalização dos empreendedores e estudantes buscando ampliar as habilidades, os conhecimentos e as atitudes a fim de alcançar resultados. Entre esses resultados estão: Aprimorar o perfil empreendedor e o ato de empreender; Aumentar o índice de sucesso e sobrevivência dos pequenos negócios e geração de riqueza; Contribuir para a geração de conhecimento na educação empreendedora e na instigação de atitudes para o empreendedorismo; Reduzir e mitigar os riscos para o empreendedor; Promover os atributos pessoais e competências interdisciplinares que formam a base de um comportamento e mentalidade empresarial (criatividade, espírito de iniciativa, aceitação de risco, autoconfiança, independência, etc.)

CESVA será anfitrião do primeiro Startup Weekend de Valença – RJ

Evento de Startups será realizado no CESVA em maio — Foto: CESVA-FAAEvento de Startups será realizado no CESVA em maio — Foto: CESVA-FAA

Evento de Startups será realizado no CESVA em maio — Foto: CESVA-FAA

Como fomentadora do empreendedorismo na sociedade, o Centro de Ensino Superior de Valença sediará nos dias 24, 25 e 26 de maio o primeiro Startup Weekend Sul Fluminense realizado na cidade de Valença-RJ. No evento, que acontece ao longo do fim de semana, empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups.

Na sexta-feira, os participantes compartilham suas ideias e inspiram outros para se juntarem a seus times. Durante o sábado e o domingo, os times se focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes. Os participantes têm à disposição mentores para orientá-los. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados experts.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.