Financiamento de imóveis acima de 1 milhão cresce 686% em SP

Pesquisa da Coelho da Fonseca revela crescimento dos financiamentos de imóveis de luxo entre 2009 para 2013

Por Priscila Yazbek

access_time

30 dez 2013, 16h43

chat_bubble_outline

more_horiz

Bairro Vila Nova Conceição, em São Paulo: financiamento de imóveis de 2 milhões cresceu 200%
 (Germano Lüders/EXAME.com/)

Sao Paulo – Pesquisa realizada pela Coelho da Fonseca, imobiliária de alto padrão de São Paulo, mostrou que houve uma alta de 686% nos financiamentos de imóveis acima de 1 milhão de reais realizados na capital paulista no primeiro trimestre de 2013, na comparaçåo com o mesmo período de 2009. 

Se for levado em consideração o volume financeiro das operacões, o aumento é ainda maior, de 1.362% no período.

Foi verificado também um aumento de 200% nos financiamentos de imóveis acima de 2 milhões de reais nos primeiros meses de 2013 em relação ao primeiro trimestre de 2009. Em termos de valor dos financiamentos, a elevaçåo é de 314%.

A pesquisa também constatou uma alta de 27% nos financiamentos contraídos de janeiro a março de 2013, ante mesmo período de 2012.

Segundo a Coelho da Fonseca, a baixa taxa de juros é um dos principais fatores para o aumento nos financiamentos. Conforme a imobiliária avalia, com o atual patamar da taxa Selic e com o mercado imobiliário aquecido, a valorizaçåo dos imóveis tem sido suficiente para superar os juros cobrados pelas instituiçoes financeiras.

Ainda que a empresa não tenha mencionado, a alta dos preços dos imóveis também pode ter contribuído para a elevação do número de financiamentos dos imóveis nesta faixa de valor.

Metodologia da pesquisa

O resultado do estudo foi alcançado a partir da comparação entre os financiamentos concedidos pelo banco Itaú nos primeiros trimestres de 2009 e 2013 para clientes da Coelho da Fonseca que compraram imóveis na cidade de São Paulo. 

Notícias sobre
Aplicações financeirasFinanciamento de imóveisGuia de ImóveisImóveisMercado imobiliário